sexta-feira, 28 de agosto de 2015

REPRODUÇÃO HUMANA E SISTEMA GENITAL FEMININO


SISTEMA GENITAL FEMININO – é formado por um par de ovários, que produzem hormônios sexuais femininos e óvulos, e um par de tubas uterinas (anteriormente chamadas de trompas de falópio ou oviduto), que desembocam no útero, órgão muscular e oco que aloja o embrião durante a gravidez. Do útero sai à vagina, que se abre nos órgãos genitais externos, e é através dela que o bebê sai no momento do parto natural.
A abertura da vagina e da uretra é protegida por dobras de pele e pelos lábios maiores e menores. Um pouco acima do orifício da uretra está o clitóris, pequeno órgão que possui muitas terminações nervosas, e é muito sensível a estímulos, além de apresentar tecidos que se enchem de sangue durante a excitação sexual.
Em mulheres virgens, fechando parcialmente a abertura da vagina, há uma membrana perfurada (hímen), que, em geral, se rompe no primeiro ato sexual.


Os espermatozoides depositados na vagina nadam pelo útero até a parte superior das tubas uterinas, onde ocorre a fecundação. Após a fecundação, o zigoto começa a viagem até o útero que dura cerca de 3 dias, e a sua implantação na parede do útero chamada endométrio leva cerca de 6 dias, e é chamada de nidação.
Podemos dizer que, uma vez por mês, o ovário lança um óvulo na tuba uterina (ovulação) e o útero prepara-se para receber um embrião. Se houver fecundação, o embrião se implantará e crescerá no útero. Caso não haja, o óvulo degenera junto com a camada interna do útero (endométrio) e é eliminada pela vagina (menstruação). Essa séria de acontecimentos no ovário e no útero é controlada pelos hormônios FSH e LH e constitui o ciclo menstrual.
O ovário também produz os hormônios estrogênio e progesterona que preparam o útero para uma possível gravidez. Na puberdade, o estrogênio atua no surgimento das características sexuais secundarias feminina (como desenvolvimento das mamas, pelos nas axilas e no púbis, tom de voz).

PERÍODO DE GRAVIDEZ – o óvulo pode ser fecundado por um período de 24 a 36 horas após ter sido eliminado do ovário. Alguns espermatozoides podem permanecer vivos no sistema genital feminino por 72 horas. Assim, uma mulher pode engravidar se tiver relação 72 horas ates da ovulação e até 36 horas depois. Como a ovulação ocorre de 13 a 15 dias antes da próxima menstruação, o período fértil esta, portanto, perto do meio do ciclo. Em caso de gravidez, a placenta produz o hormônio GCG, que impede que haja menstruação e ovulação, a detecção desse hormônio na urina ou no sangue serve de método para identificar a gravidez. 

REPRODUÇÃO HUMANA e SISTEMA GENITAL MASCULINO



REPRODUÇÃO HUMANA
Na puberdade, o corpo sofre grandes transformações. Nos meninos, ela começa, em geral, entre 9 e 14 anos. Entre outras transformações, os órgãos genitais crescem, a musculatura se desenvolve, aparece a barba e os pelos nas axilas e no púbis, o crescimento se acelera e começa a produção de espermatozoides.
Nas meninas, a puberdade começa, em geral, entre 8 e 13 anos. Os seios aumentam, aparecem pelos nas axilas e no púbis, o ritmo do crescimento se acelera e ocorre a primeira ovulação (lançamento de um ovócito II na tuba uterina) e a menstruação. Todas estas mudanças são controladas por hormônios.
SISTEMA GENITAL MASCULINO – o sistema reprodutor masculino é formado por: Testículos ou gônadas; epidídimo, canal deferente, uretra, pênis, escroto e as glândulas anexas: próstata, vesículas ou glândulas seminais, glândulas bulbouretrais.
   
Testículos: são as gônadas masculinas. Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os túbulos seminíferos, onde ocorrerá a formação dos espermatozoides e a produção dos hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários, como o aparecimento de pelos nas axilas e no púbis.
Epidídimos: são dois tubos enovelados que partem dos testículos, onde os espermatozoides são armazenados, e adquirem mobilidade.
Canais ou ductos deferentes: são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. 
Vesículas ou glândulas seminais:  são responsáveis pela produção de um líquido, que será liberado no ducto ejaculatório.
Glândula prostática ou próstata: localizada abaixo da bexiga urinária, produz uma substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da uretra e das secreções vaginais.
Glândulas Bulbouretrais: sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozoides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual. Ao conjunto das glândulas seminais, prostática, bulbouretrais e mais os espermatozoides chamamos de sêmen. Pelo sêmen também são eliminados linfócitos (a presença dessas células com o vírus da Aids explica por que ele pode ser transmitido pelo sêmen.
Pênis: possui tecidos esponjosos ricos em vasos sanguíneos, os corpos cavernosos e o corpo esponjoso. Na extremidade do pênis encontra-se a glande - cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulação da pele que envolve a glande (prepúcio), acompanhado de estímulo erótico, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se enrijecido, com considerável aumento do tamanho (ereção). Quando a glande não consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepúcio, diz-se que a pessoa tem fimose.
Uretra: nos homens é um canal destinado para a passagem de urina e de sêmen, durante a ejaculação, músculos na entrada da bexiga se contraem impedindo que nenhuma urina entre no sêmen e nenhum sêmen entre na bexiga.

Escroto: Um espermatozoide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro do escroto, que tem uma função de termo regulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1°C a 2 °C abaixo da corporal. Em cada ejaculação são liberados cerca de 300 a 400 milhões de espermatozoides, que se deslocam da vagina até as tubas uterinas, nas quais se dará o encontro com o óvulo. Apenas um o fecundará e unirá seu núcleo com o núcleo do óvulo, formando assim a célula-ovo ou zigoto. 

Reprodução sexuada e assexuada


Reprodução sexuada e assexuada

A reprodução é fundamental para a espécie humana e para os seres vivos em geral. Existem dois tipos de básicos de reprodução: reprodução assexuada e reprodução sexuada. A reprodução assexuada é o modo mais simples de se formar novos indivíduos, pois não envolve troca de material genético. Neste tipo de reprodução, há a participação de apenas um indivíduo, e os seres originados, são geneticamente idênticos entre si. A reprodução assexuada pode acontecer por: bipartição ou cissiparidade (como nas amebas), fragmentação ou fissão (como nas planárias), brotamento ou gemiparidade (como nas hidras).
Nas plantas, encontramos tanto reprodução sexuada como assexuada.

Reprodução sexuada
De modo geral pode-se dizer que a reprodução sexuada se caracteriza pela formação de gametas e pela fecundação. A reprodução sexuada envolve dois indivíduos, e cada um contribui com um gameta, a não ser quando são indivíduos hermafroditas.
A união dos gametas produz uma célula-ovo ou zigoto. O gameta masculino é chamado espermatozoide, e o gameta feminino são chamados óvulo. A produção de gametas ocorre nas glândulas sexuais ou gônadas. As gônadas masculinas são chamadas testículos, e são neles que são produzidos os espermatozoides, este processo de produção de espermatozoides é denominado espermatogênese. Os ovários são as gônadas feminina, e são nelas que são produzidos os óvulos, a este processo dá-se o nome de ovulogênese.

Espermatogênese – células embrionárias, chamadas células germinativas multiplicam-se e originam espermatogônias, que por diversas fases de divisão por mitose e por meiose originam quatro células haploides: as espermátides. As espermátides não se dividem mais e começam a se transformar em espermatozoides, então uma célula chamada espermatogônia (2n) da origem a quatro espermatozoides no final da espermatogênese.
Espermatozoide – é formado por três partes principais: cabeça, peça intermediária e cauda. Na cabeça encontra-se o núcleo e o acrossomo, a peça intermediária é formada por mitocôndrias e a cauda é um flagelo. 
Ovulogênese – células embrionárias, chamadas células germinativas multiplicam-se e originam ovogônias, que por diversas fases de divisão por mitose e meiose originam quatro células haploides: sendo três glóbulos polares que se degeneram e uma célula chamada ovócito II, que mais tarde amadurece e se transforma no óvulo. Então uma célula chamada ovogônia (2n) da origem a um óvulo em condições de fecundação e três glóbulos polares que degeneram.
Fecundação – é a penetração do espermatozoide no óvulo e a união dos núcleos dos dois gametas, com consequentemente formação do zigoto. O espermatozoide penetra apenas em óvulos das fêmeas de sua espécie, por causa da presença de proteínas nas membranas dos gametas que se encaixam umas nas outras e garantem a adesão entre eles. Assim que o espermatozoide entra em contato com a parede do óvulo, o acrossoma presente na cabeça do espermatozoide libera uma enzima que ajuda a perfurar a parede do óvulo, facilitando a sua penetração. Quando o primeiro espermatozoide consegue penetrar na parede do óvulo, o próprio óvulo libera uma enzima que fazem modificações na membrana do óvulo que impediram a entrada de outros espermatozoides. Em anfíbios, répteis e aves, é possível entrar mais de um espermatozoide (fenômeno conhecido como polispermia), mas apenas um é utilizado, os outros são destruídos por enzimas do óvulo.
Fecundação externa – frequentes em muitos invertebrados aquáticos, em muitos peixes e nos anfíbios, o macho e a fêmea lançam seus gametas na água.
Fecundação interna – em que os espermatozoides são lançados no sistema genital feminino, permite uma economia no número de óvulos produzidos.
Determinação do sexo – na maioria das espécies, incluindo a humana, existe um par de cromossomos responsável pela diferença entre os dois sexos: os cromossomos sexuais, representados por X e Y. (XX) para sexo feminino e (XY) para sexo masculino. Portanto, o homem produz dois tipos de gametas, um carregando o (X) e outro carregando o (Y), enquanto a mulher produz só um tipo de gameta (X).
Hermafroditismo – em várias espécies de invertebrados, um mesmo indivíduo produz normalmente espermatozoide e óvulo, é o hermafroditismo. Em princípio o ser hermafrodita pode fecundar a si próprio (autofecundação), mas isso só é verificado em alguns parasitas, como a solitária. Na maioria das vezes, os hermafroditas realizam fecundação cruzada.
As causas do hermafroditismo nos seres humanos são na maioria das vezes genéticas, ou devido a más formações ou mutações. O uso de certas substâncias hormonais pela mãe durante a gestação também pode causar o hermafroditismo. A forma mais comum de tratar os hermafroditas humanos é com recurso a uma cirurgia para definir o sexo da pessoa.
REPRODUÇÃO HUMANA
Na puberdade, o corpo sofre grandes transformações. Nos meninos, ela começa, em geral, entre 9 e 14 anos. Entre outras transformações, os órgãos genitais crescem, a musculatura se desenvolve, aparece a barba e os pelos nas axilas e no púbis, o crescimento se acelera e começa a produção de espermatozoides.

Nas meninas, a puberdade começa, em geral, entre 8 e 13 anos. Os seios aumentam, aparecem pelos nas axilas e no púbis, o ritmo do crescimento se acelera e ocorre a primeira ovulação (lançamento de um ovócito II na tuba uterina) e a menstruação. Todas estas mudanças são controladas por hormônios.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Questões sobre células eucarióticas e procarióticas

1- Dos pares de organelas abaixo relacionados, aparecem exclusivamente em células vegetais:
a)    Membrana plasmática e parede celular.
b)    Parede celular e cloroplasto.
c)     Cloroplasto e retículo endoplasmático.
d)    Complexo de golgiense e ribossomos.
e)    Mitocôndrias e vacúolo.

2- Todos os seres vivos apresentam em suas células:
a)    Carioteca.
b)    Lisossomos.
c)     Cloroplasto.
d)    Membrana plasmática.
e)    Centríolos.

3- O acrossomo, uma estrutura encontrada na cabeça do espermatozoide, contem enzimas digestivas importantes na fecundação e tem origem no:
a)    Retículo endoplasmático granuloso.
b)    Retículo endoplasmático não granuloso.
c)     Complexo golgiense.
d)    Peroxissomo.
e)    Lisossomos.

4- Coloque V para (verdadeiro) e F para (falso) diante de cada afirmação sobre a membrana plasmática.
(   )
Ausente em célula de bactéria.
(   )
De natureza lipoproteica.
(   )
Nas células vegetais, é substituída pela parede celular.
(   )
Possui permeabilidade seletiva.
(   )
O colesterol faz parte de sua constituição.
(   )
As proteínas capazes de transportar substâncias através da membrana é chamada perméases.

5- A origem dos cílios e flagelos relaciona-se diretamente com o:
a)    Complexo golgiense.
b)    Vacúolo.
c)     Centríolo.
d)    Retículo endoplasmático liso.
e)    Retículo endoplasmático rugoso.

6- É a partir do complexo golgiense que se originam:
a)    Os ribossomos.
b)    As mitocôndrias.
c)     Os lisossomos.
d)    Os cloroplastos.
e)    Os peroxissomos.

7- As estruturas que podem estar aderidas ao retículo endoplasmático são:
a)    Os lisossomos.
b)     Os ribossomos.
c)     Os vacúolos.
d)    As mitocôndrias.
e)    Os peroxissomos.

8- Considere as seguintes funções celulares:
I-             Síntese de lipídios.
II-           Síntese de proteínas.
III-          Armazenamento de substâncias.
IV-          Transporte intracelular de substâncias.
No retículo endoplasmático ocorrem:
a)    Apenas I, II e III.
b)    Apenas I, II e IV.
c)     Apenas I, III e IV.
d)    Apenas II, III e IV.
e)    Apenas I, II, III e IV.

9- Um pesquisador estudou uma célula ao microscópio eletrônico, verificando a ausência de núcleo e de estruturas membranosas. Com base nessas observações, ele conclui que a célula pertence a:
a)    Uma planta.
b)    Um animal.
c)     Uma bactéria.
d)    Um fungo.
e)    Um vírus.

10- As bactérias são procariontes. Do ponto de vista estrutural, suas células demonstrariam ausência de:
a)    Membrana plasmática.
b)    Carioteca.
c)     Ribossomos.
d)    Parede celular.
e)    Cromossomos.

11- As figuras I e II representam, respectivamente:
a)    Célula eucariótica e célula vegetal.
b)    Célula procariótica e célula eucariótica.
c)     Célula eucariótica e célula procariótica.
d)    Célula animal e célula vegetal.
e)    Célula vegetal e célula animal.

12- Uma célula secretora apresenta, como organela mais desenvolvida, o retículo endoplasmático liso. Pode-se concluir que esta célula produz:
a)    Aminoácidos.
b)    Proteínas.
c)     Muco.
d)    Glicoproteínas.
e)    Lipídios.

13- Água oxigenada é normalmente formada nas células como um subproduto de algumas reações químicas. Devido ao fato de ser extremamente tóxica, deve ser rapidamente decomposta. Para neutralizar a ação da água oxigenada, a célula utiliza-se da enzima X contida na organela Y.
a)    Catalase e peroxissomo.
b)    Glicosidase e retículo endoplasmático rugoso.
c)     Peroxidase e lisossomos.
d)    Catalase e Complexo Golgiense.
e)    Esfingomielinase e lisossomo.

 14- Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda:
1
Centríolos
(     )
Local da respiração celular e produção de energia.
2
Retículo endoplasmático
(     )
Onde ocorre a fotossíntese.
3
Lisossomos
(     )
Realiza a síntese de proteínas.
4
Membrana plasmática
(     )
Organização do acrossomo nos espermatozoides.
5
Mitocôndrias
(     )
Relacionados com a formação de cílios e flagelos.
6
Hialoplasma
(     )
Envoltório que executa uma verdadeira seleção das substancias que devem entrar ou sair da célula
7
Ribossomos
(     )
Produz lipídios, e está associado a síntese de proteínas.
8
Complexo golgiense
(     )
Líquido gelatinoso em que o componente químico mais abundante é a água.   
9
Cílios
(     )
Formados a partir de vesículas que se desprendem do complexo golgiense.
10
Cloroplasto
(     )
São curtos e numerosos.

15- A respeito das células procarióticas, qual das afirmativas está errada?
a)    Não possuem um núcleo verdadeiro.
b)    Não possuem um sistema de membranas internas.
c)     Não apresentam ribossomos.
d)    São representadas pelas bactérias.
e)    Não apresentam cloroplasto.

16- Uma célula jovem cresce à custa de proteínas por ela sintetizadas. Essas proteínas são sintetizadas:
a)    No retículo endoplasmático liso.
b)    Nos ribossomos livres no citoplasma.
c)     No retículo endoplasmático rugoso.
d)    No complexo golgiense.
e)    Nos cloroplastos.

GABARITO.
1=B; 2=D; 3=C; 4=F,V,F,V,V,V; 5=C; 6=C; 7=B; 8=E; 9=C; 10=B; 11=C; 12=E; 13=A; 14=5,10,7,8,1,4,2,6,3,9; 15=C; 16=C

domingo, 23 de agosto de 2015

Questões sobre vitaminas

1. Analise as afirmações sobre avitaminoses ou doenças de carência, que são formas de estados mórbidos, ou seja, são doenças causadas pela ou carência de uma ou mais vitaminas no organismo:
I - O escorbuto é uma doença que se instala pela falta de Vitamina D.
II - O raquitismo é uma doença que surge pela falta de Vitamina C.
III - A xeroftalmia, que pode levar à cegueira, é consequência da falta de Vitamina A.
IV - O beribéri é causado pela falta de vitamina do Complexo B.

Estão corretas as afirmações:
a) Apenas I, II e III.
b) I, II, III e IV.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Apenas III e IV.

2. Um grupo de pesquisadores constatou os seguintes sintomas de avitaminose em diferentes populações da América do Sul: escorbuto, raquitismo e cegueira noturna.
Para solucionar essa situação, propuseram fornecer as seguintes vitaminas, respectivamente:
a) C, D, E
b) C, D, A
c) E, B, A
d) A, B, E
e) C, B, A

3. Suponha que um determinado pernilongo esteja com deficiência de vitamina A e que procure uma fonte rica nesta vitamina. Tem que optar por picar indivíduos entre um grupo de pessoas sofrendo de doenças carenciais. Dentre pacientes acometidos das doenças a seguir, deve ser REJEITDO o que se apresenta:
a) beribéri.
b) cegueira noturna.
c) escorbuto.
d) raquitismo.
e) queilose.

4. No homem, a carência da vitamina ________ provoca a chamada cegueira noturna, um problema visual caracterizado por dificuldade para enxergar em situações de luz fraca. Essa vitamina é necessária, pois associa-se a proteínas dos bastonetes, os quais são células fotorreceptoras da _________ que permitem a visão da luminosidade. 
Preenchem de forma correta as lacunas do texto, os termos contidos na alternativa: 
a) A / córnea
b) A / retina
c) C / córnea
d) E / íris
e) E / retina

5. As pessoas que sofrem de osteoporose apresentam uma redução do nível de cálcio no organismo, o que leva à fragilidade dos ossos e pode causar fraturas. O tratamento consiste em uma dieta à base de alimentos ricos em cálcio, medicamentos, nos casos mais sérios, e exercícios físicos. Mas, para o tratamento surtir efeito, é necessário que o paciente tome sol diariamente para uma melhor absorção do cálcio. A necessidade de exposição ao sol está relacionada à atividade da:
A) Vitamina A.
B) Vitamina B.
C) Vitamina E.
D) Vitamina D.
E) Vitamina K.

6. Em nossa dieta, a ingestão de alimentos ricos em minerais e vitaminas deve ser uma preocupação constante, uma vez que tais nutrientes participam de uma série de processos metabólicos indispensáveis à sobrevivência celular. Na coluna 1, listamos alguns minerais e vitaminas, enquanto na coluna 2 listamos algumas importantes atividades celulares dependentes desses nutrientes. Relacione-as.
COLUNA 1                       COLUNA 2
1
Ferro
(     )
Auxilia a absorção de sais de cálcio no intestino.
2
Enxofre
(     )
Entra na composição da hemoglobina, importante no transporte do gás O2.
3
Iodo
(    )
Integrante da composição de certos aminoácidos como a metionina e a cisteína.
4
Vitamina D
(    )
Integrante de coenzimas relacionadas à respiração celular e auxilia na manutenção do tônus muscular.
5
Vitamina B3
(    )
Participa do mecanismo de coagulação sanguínea.
6
Vitamina K
(    )
Integrante do hormônio tiroxina, relacionado com o controle do metabolismo celular.

A sequência correta de cima para baixo é:
a) 4 1 5 2 6 3
b) 5 6 1 2 4 3
c) 6 3 1 5 2 4
d) 4 1 2 5 6 3
e) 5 2 1 4 3 6

7. Quanto às vitaminas, todas as afirmativas abaixo são corretas, exceto:

a) A vitamina A, encontrada principalmente em ovos e leite, é protetora do epitélio e sua carência pode determinar a cegueira noturna.
b) A vitamina D, encontrada principalmente nas frutas cítricas, age no metabolismo das gorduras e sua carência pode determinar o beribéri.
c) A vitamina B12 pode ser sintetizada por bactérias intestinais e sua carência pode determinar a anemia perniciosa.
d) A vitamina C, encontrada em vegetais, mantém normal o tecido conjuntivo e sua carência pode determinar o escorbuto.
e) A vitamina K atua como um dos fatores indispensáveis à coagulação sanguínea.

8. A carência das vitaminas C, D e B12 produz, respectivamente:
a) o raquitismo, o beribéri e o escorbuto.
b) o beribéri, o raquitismo e a anemia.
c) o escorbuto, o beribéri e o raquitismo.
d) o beribéri, o escorbuto e o raquitismo
e) o escorbuto, o raquitismo e a anemia.




Respostas:

1. E     2. D     3. B    4. B     5. D     6. D     7. B     8. E