Dos mais de 30 milhões de espécies de seres vivos que existem no mundo, os cientistas conhecem aproximadamente 2 milhões. Cerca de metade delas vive em florestas tropicais, como a floresta Amazônica e a mata Atlântica, no Brasil. Dizemos por isso que as floretas tropicais são regiões de grande biodiversidade. Biodiversidade é a variedade de seres vivos que habitam em determinado lugar, ou mesmo no planeta como um todo.
Atualmente, milhares de espécies correm o risco de desaparecer, principalmente por causa da ação do ser humano. A destruição dos ambientes naturais, a poluição, a caça e a pesca sem controle são algumas dessas ações que podem levar à extinção de espécies. Calula-se que nos últimos quinhentos anos mais de seiscentas espécies de animais desapareceram - a maioria pela ação do ser humano.
O desaparecimento de espécie é um grave problema, pois com a extinção de espécies, perdemos muitas substâncias químicas que poderiam ser usadas na fabricação de medicamentos e de outros produtos importantes.
Não podemos nos esquecer de que qualquer espécie faz parte de uma teia alimentar e que, portanto, sua extinção pode provocar desequilíbrios ecológicos sérios, afetando outros organismos e a nós mesmos. Com a extinção desses seres perdemos também a beleza da variedade da vida e o prazer do contato com a natureza. Por isso, não se esqueça: preservar o ambiente natural das espécies é também preservar nossa saúde física e mental!
Nenhum comentário:
Postar um comentário