sexta-feira, 28 de agosto de 2015

REPRODUÇÃO HUMANA E SISTEMA GENITAL FEMININO


SISTEMA GENITAL FEMININO – é formado por um par de ovários, que produzem hormônios sexuais femininos e óvulos, e um par de tubas uterinas (anteriormente chamadas de trompas de falópio ou oviduto), que desembocam no útero, órgão muscular e oco que aloja o embrião durante a gravidez. Do útero sai à vagina, que se abre nos órgãos genitais externos, e é através dela que o bebê sai no momento do parto natural.
A abertura da vagina e da uretra é protegida por dobras de pele e pelos lábios maiores e menores. Um pouco acima do orifício da uretra está o clitóris, pequeno órgão que possui muitas terminações nervosas, e é muito sensível a estímulos, além de apresentar tecidos que se enchem de sangue durante a excitação sexual.
Em mulheres virgens, fechando parcialmente a abertura da vagina, há uma membrana perfurada (hímen), que, em geral, se rompe no primeiro ato sexual.


Os espermatozoides depositados na vagina nadam pelo útero até a parte superior das tubas uterinas, onde ocorre a fecundação. Após a fecundação, o zigoto começa a viagem até o útero que dura cerca de 3 dias, e a sua implantação na parede do útero chamada endométrio leva cerca de 6 dias, e é chamada de nidação.
Podemos dizer que, uma vez por mês, o ovário lança um óvulo na tuba uterina (ovulação) e o útero prepara-se para receber um embrião. Se houver fecundação, o embrião se implantará e crescerá no útero. Caso não haja, o óvulo degenera junto com a camada interna do útero (endométrio) e é eliminada pela vagina (menstruação). Essa séria de acontecimentos no ovário e no útero é controlada pelos hormônios FSH e LH e constitui o ciclo menstrual.
O ovário também produz os hormônios estrogênio e progesterona que preparam o útero para uma possível gravidez. Na puberdade, o estrogênio atua no surgimento das características sexuais secundarias feminina (como desenvolvimento das mamas, pelos nas axilas e no púbis, tom de voz).

PERÍODO DE GRAVIDEZ – o óvulo pode ser fecundado por um período de 24 a 36 horas após ter sido eliminado do ovário. Alguns espermatozoides podem permanecer vivos no sistema genital feminino por 72 horas. Assim, uma mulher pode engravidar se tiver relação 72 horas ates da ovulação e até 36 horas depois. Como a ovulação ocorre de 13 a 15 dias antes da próxima menstruação, o período fértil esta, portanto, perto do meio do ciclo. Em caso de gravidez, a placenta produz o hormônio GCG, que impede que haja menstruação e ovulação, a detecção desse hormônio na urina ou no sangue serve de método para identificar a gravidez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário