quarta-feira, 24 de junho de 2015

Anemia e problemas na coagulação do sangue

ANEMIA
A anemia pode ter várias causas: falta de ferro, de vitaminas B12 ou de ácido fólico, decorrentes de dieta alimentar inadequada ou de falha na absorção desses elementos; perda crônica de sangue em doenças como úlcera, verminoses intestinais ou em mulheres com menstruação abundante; fatores hereditários, como na anemia falciforme, em que as hemácias são destruídas muito rapidamente; doenças da medula óssea, como a leucemia. Nem sempre os sintomas são evidentes, embora nos casos graves o paciente apresente cansaço, dificuldades de respirar, fraqueza muscular, etc. 
Anemia intensas em geral provocam graves consequências no organismo, podendo mesmo levar à morte. A prevenção da anemia por deficiência de ferro pode ser feita com a ingestão de alimentos ricos nesse mineral (fígado, rins, gema de ovo, carne, espinafre, couve, brócolis, feijão, etc.). Mas nem sempre isso é suficiente. Há casos em que só a reposição de ferro com medicamentos é eficiente. O aconselhável é não tomar remédios por conta própria nem consultar pessoas não especializadas.

PROBLEMAS NA COAGULAÇÃO DO SANGUE
A capacidade de coagulação do sangue é muito reduzida nos portador de hemofilia. Essa doença tem origem genética e é causada pela falta de um ou mais fatores do plasma, mais comumente o VIII, mas também pode ocorrer com o IX. Por isso, mesmo um pequeno ferimento representa para essas pessoas um risco muito grande. Durante um sangramento, elas precisam receber uma injeção do fator ausente. Muito ataques cardíacos são provocados pela formação de coágulos nas artérias coronárias (que irrigam o coração). Esses coágulos obstruem a passagem do sangue e podem provocar a morte do músculo cardíaco. Um tratamento consiste na injeção rápida de substâncias que dissolvem o coágulo, antes que o músculo seja danificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário