quarta-feira, 24 de junho de 2015

Colesterol e a gordura trans

                                                                 
A gordura trans é fabricada por hidrogenação (acréscimo de hidrogênio) dos óleos vegetais, para dar consistência mais sólida a sorvetes, batatas fritas, bolos, biscoitos, chocolates e margarinas (existem marcas de margarina que não usam esse processo).
Alguns termos utilizados nos rótulos dos produtos, como "gordura ou óleo vegetal hidrogenado", "parcialmente hidrogenado" ou "óleo vegetal hidrogenado", indicam a presença de gordura trans nos alimentos.
A gordura trans aumenta o risco de problemas cardíacos, pois eleva os níveis de LDL, o colesterol ruim e, a diminuição do HDL, o colesterol bom, aumentando com isso a chance de problemas cardiovasculares. Por isso, os médicos recomendam um consumo bem restrito desse tipo de gordura. Também por esse motivo, a porcentagem de gordura trans vem sendo reduzida nos alimentos industrializados. Também por este motivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) passou a exigir em 2006 que as gorduras trans sejam discriminadas nos rótulos.
Com o objetivo de prevenir problemas cardiovasculares, o médico pode pedir um exame de sangue para medir a taxa de colesterol e indicar medicamentos para baixar essa taxa. Nesse caso, é importante também diminuir o consumo de gorduras saturadas, praticar exercícios físicos (sob orientação de profissionais especializados, para evitar uma sobrecarga para o coração ou lesões nos sistemas esqueléticos e muscular), manter um peso adequado e não fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário