sábado, 27 de junho de 2015

AS FOLHAS DAS ANGIOSPERMAS

A folha é um órgão laminar, clorofilado, especializado na realização da fotossíntese. A superfície laminar contribui muito para a fotossíntese, pois, além de facilitar a absorção de gás carbônico, permite que grande número de cloroplastos fique exposto à luz.
Uma folha completa apresenta limbo, pecíolo e bainha. O limbo é a região laminar. O pecíolo e a bainha são as partes que se prendem ao caule. O pecíolo diminui a sombra que as folhas de cima lançam sobre as de baixo e facilita o movimento delas pelo vento, ajudando no arejamento.
Folhas sem pecíolo são chamadas invaginantes, comuns nas monocotiledôneas.
Em relação ao aspecto das nervuras (ramificações dos feixes condutores), há dois tipos principais: folhas paralelinérveas, com nervuras paralelas, características das monocotiledôneas; e folhas peninérveas, com uma nervura mediana da qual saem ramificações, características das eudicotiledôneas. Quanto à forma, existe grande variedade.
As folhas podem ainda ser classificadas em simples (limbo não dividido) e compostas (limbo dividido em folíolos).

Quanto a modificações, podem ser citados o espinho do cacto, adaptação à vida em regiões secas (reduz a área de perda de água; a fotossíntese é feita pelo caule) e proteção da planta contra predadores.
                      

          
      Folha composta

Um comentário: