sexta-feira, 26 de junho de 2015

FRUTOS E SEMENTES

                                                   
FRUTOS E SEMENTES
Após a fecundação, o ovário transforma-se em fruto, e os óvulos transformam-se em sementes. Em geral, o fruto possui pericarpo e semente. O pericarpo é composto de:
·         Epicarpo – resulta da epiderme externa do ovário.
·         Mesocarpo – em geral é a parte comestível, por causa do acúmulo de substâncias nutritivas.
·         Endocarpo – resultante da epiderme interna do ovário.

Os frutos que apresentam o pericarpo macio e suculento são chamados frutos carnosos. Os frutos que têm pericarpo seco são chamados frutos secos.
Pseudofrutos: não é o ovário que é comestível, mais sim que a parte comestível se originou de outras partes da flor.
O verdadeiro fruto da maça é a parte interna, uma espécie de bolsa que envolve as sementes. A parte carnosa e comestível corresponde ao receptáculo da flor que se desenvolveu.

No caju, por exemplo, o ovário desenvolve-se e origina a castanha, que abriga a semente. A porção suculenta e comestível do caju corresponde ao pedúnculo da flor que se desenvolveu.

No morango, seus verdadeiros frutos são os pequenos pontos escuros espalhados por toda a parte vermelha; a parte carnosa e comestível do morango corresponde ao receptáculo floral desenvolvido.
                         



A maça, o caju e o morango, são exemplos de pseudofrutos (falso-fruto).

A palavra fruta é usada para nomear órgãos vegetais que se originam das flores e que são comestíveis, com sabor agradável, adocicado.
A palavra fruto é usada para nomear órgãos vegetais que se originaram do ovário da flor.
Ás vezes, o conceito biológico de fruto coincide com o conceito popular de fruta; por exemplo, a goiaba é um fruto, pois se origina do ovário da flor, e também uma fruta, pois é adocicada, tem sabor agradável, é comestível.
Outras vezes, esse conceito não coincide. O grão de milho, por exemplo, é um fruto, já que se origina do ovário da flor; mas não é propriamente uma fruta.

Semente: é o óvulo modificado e desenvolvido, é constituído de tegumento e amêndoa. O tegumento é a camada externa que recobre e protege a semente. A amêndoa apresenta duas partes: embrião e endosperma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário