quinta-feira, 24 de março de 2016

CARACTERISTICAS DOS SERES VIVOS E NIVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

BIOLOGIA (do grego bios, “viva”, e logos, “estudo”) é o ramo da ciência que estuda a vida de todos os seres vivos da Terra.
Uma maneira de estudar e compreender a vida é analisá-la em seus níveis de organização, que podem ser classificados desde o nível mais simples até o mais complexo.
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS: a unidade básica morfológica e fisiológica dos seres vivos é a célula. A teoria celular diz que, todos os seres vivos são formados por células, com exceção do vírus. Na maioria dos organismos pluricelulares, as células que desempenham as mesmas funções se reúnem em grupos formando os tecidos. Os tecidos também podem se agrupar formando os órgãos. Os órgãos também podem se agrupar formando os sistemas.
A integração de todos os sistemas forma o organismo. Um peixe, uma planta, um cachorro ou um ser humano são exemplos de organismos.
O conjunto de organismo de uma mesma espécie, que interagem entre si e vivem em um mesmo ambiente, constitui um nível chamado população. Populações que habitam a mesma área e mantêm entre si relações formam um novo nível de organização chamado comunidade ou biocenose.
Abiótico, é o conjunto de todos os fatores como luz, calor, umidade, variedade e quantidade dos gases atmosféricos, água e sais minerais do solo.
Biótico, são todos os seres vivos. A interação da comunidade biótica com o ambiente abiótico forma um ecossistema.
O último nível de organização estudado na Biologia é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra, que constitui a biosfera.
Na natureza, podemos encontrar duas formas básicas de nutrição: a dos seres autótrofos, realizadas pelas plantas que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, e a nutrição dos seres heterótrofos, realizada pelos animais que não conseguem realizar fotossíntese, utilizando água, gás carbônico e energia luminosa do Sol, que é absorvida pela clorofila, produzindo a glicose e liberando oxigênio na atmosfera.

Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, podem se reproduzir e morrem. Essas diferentes fases da vida de um ser constituem seu ciclo de vida, cuja duração varia de uma espécie para outra.
A reprodução garante a continuidade da vida. Por meio desse processo, os seres vivos produzem descendentes da mesma espécie. Basicamente, os seres vivos, tanto os unicelulares quanto os pluricelulares, podem reproduzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuada.
Na reprodução assexuada, muito frequente entre os indivíduos unicelulares, um único individuo dá origem a outro, geneticamente iguais, pois não há troca de material genético.

Na reprodução sexuada, um novo individuo é originado pela união de duas células reprodutoras chamadas gametas. O sexo feminino produz gameta feminino, chamado óvulo. O sexo masculino produz gameta masculino, chamado espermatozoide.
A união de dois gametas denomina-se fecundação, e pode ser externa, isto é, ocorrer fora dos organismos que os produzem, ou interna, isto é, ocorrer no interior do corpo de um deles.
Quando ocorre a fecundação, ou seja, a união dos gametas, forma-se o zigoto, também chamado célula-ovo, que é a nova célula de um novo indivíduo.
Quando um organismo se reproduz, transmite aos seus descendentes um conjunto de informações presentes em seu material genético. Essas informações permitem que o novo ser desenvolva características semelhantes às de seus genitores. Essas características são denominadas hereditariedade.


Evolução processo pelo qual as populações de seres vivos se transformam ao longo do tempo. Dois fenômenos importantes para explicar a evolução das populações são as mutações e a seleção natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário