quinta-feira, 24 de março de 2016

CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA DOS SERES VIVOS


Para os biólogos, espécie é um conjunto de indivíduos semelhantes e capazes de se reproduzir, em condições naturais, originando descendentes férteis.
O ramo da ciência que descreve e classifica os seres vivos é a taxonomia. Conhecer a biodiversidade e registrá-la em listas taxonômicas é fundamental para o sucesso de um dos maiores desafios da humanidade: a preservação dos ecossistemas naturais.

Para ordenar a distribuição dos seres vivos, Lineu, um botânico sueco (1707 -1778), propôs encaixá-los em diversas categorias.
Em biologia, classificar significa comparar organismos, individualizar semelhanças e diferenças e formar grupos, obedecendo a determinados critérios.

Ao falarmos de animais e de plantas, por exemplo, podemos usar como critério de classificação o tipo de nutrição: animais são seres heterótrofos; plantas são seres autótrofos. Ao considerarmos bactérias e animais, podemos usar como critério de classificação o número e o tipo de célula: bactérias são unicelulares e procariontes; animais são pluricelulares e eucariontes.
Em 1735, Lineu propôs o sistema binominal de nomenclatura. No sistema binominal devem ser observadas algumas regras de nomenclatura:

·         O nome científico de uma espécie deve ser escrito em latim.
·         É obrigatório o uso de duas palavras para designar o nome científico de uma espécie; daí a expressão sistema binominal de nomenclatura (a palavra binominal significa “com duas palavras”). A primeira delas deve ser escrito com letra inicial maiúscula; a segunda, com letra inicial minúscula.
·         A primeira palavra, com inicial maiúscula, indica o gênero a que a espécie pertence. A expressão formada pela primeira mais a segunda designa a espécie, Ex. Panthera tigris.
·         No texto impresso, as duas palavras devem destacar-se do texto principal usando o tipo itálico; quando escritos à mão, devem ser sublinhadas separadamente: Homo sapiens.

Segundo a classificação moderna existem sete categorias sistemáticas principais: espécie, gênero, família, ordem, classe, filo e reino.
O reino é a categoria mais ampla, pois engloba todas as outras. Assim, um reino compreende um conjunto de filos; cada filo compreende um conjunto de classes; uma classe engloba diversas ordens; cada ordem inclui diversas famílias; uma família abrange vários gêneros; e um gênero, uma ou mais espécie.

Classificação taxonômica do ser humano, chipanzé, puma, gato e o furão.
Reino
Animalia
Animalia
Animalia
Animalia
Animalia
Filo
Chordata
Chordata
Chordata
Chordata
Chordata
Classe
Mammalia
Mammalia
Mammalia
Mammalia
Mammalia
Ordem
Primates
Primates
Carnívora
Carnívora
Carnívora
Família
Hominídae
Hominídae
Felidae
Felidae
Mustelidae
Gênero
Homo
Pan
Puma
Felis
Mustela
Espécie
Homo sapies
Pan troglodytes
Puma concolor
Felis catus
Mustela putorius


 Os seres vivos foram classificados em cinco grandes reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
·         Reino Monera: compreende os seres unicelulares e procariontes, representados pelas bactérias.
·         Reino Protista: compreende seres como os protozoários (unicelulares, eucariontes e heterótrofos) e as algas uni ou pluricelulares, eucariontes e autótrofos.
·         Reino Fungi: Abrange todos os fungos. Esses seres são eucariontes, uni ou pluricelulares e heterótrofos.
·         Reino Plantae: Também conhecido como Metaphyta, compreende as plantas, seres eucariontes, pluricelulares, autótrofos.

·         Reino Animalia: Também conhecido como Metazoa, compreende os animais, seres eucariontes, pluricelulares e heterótrofos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário