quinta-feira, 25 de junho de 2015

A MEMBRANA PLASMÁTICA


MEMBRANA PLASMÁTICA – Segundo o modelo mosaico fluido, a membrana é formada por duas camadas de moléculas de fosfolipídios. Também estão presentes proteínas na dupla camada lipídica. Diz-se, portanto, que possui constituição lipoproteica.
O conjunto de glicoproteínas e glicolipídios da face externa da membrana plasmática recebe o nome de glicocálice ou glicocálix.
Algumas dessas proteínas atuam no transporte de substâncias para dentro ou para fora da célula. Por isso, dizemos que a membrana plasmática é semipermeável, isto é, apresenta permeabilidade seletiva, pois permite a passagem de certas substâncias e impede a de outras.
De modo geral, podemos dizer que as substâncias atravessam a membrana de duas maneiras: por transporte passivo e por transporte ativo.
Transporte passivo – tipo de transporte de moléculas sem gasto de energia, e depende da diferença de concentração da substância dentro e fora da célula. E pode ocorrer de três maneiras:
  • Difusão simples: ocorre através da membrana do local mais concentrado em soluto para o menos concentrado.
  •   Difusão facilitada: ocorre através das proteínas chamadas (permeases). 
  • Osmose: ocorre contra o gradiente de concentração. 
Transporte ativo – tipo de transporte de moléculas que ocorre com gasto de energia, pois ocorre contra o gradiente de concentração.
Transporte por meio de vesículas – pode ser de dois tipos:
  • Endocitose: processo de formação de vesículas para capturar partículas sólidas (fagocitose) e líquidos (pinocitose) de que a célula necessita.
  • Exocitose: processo de eliminação de substâncias armazenadas em vesículas membranosas para fora da célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário