quinta-feira, 25 de junho de 2015

O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS


O CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS
O citoplasma é constituído por um material gelatinoso chamado citosol ou hialoplasma. Nas células eucarióticas, o citoplasma preenche o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo celular (o núcleo não faz parte do citoplasma).
Organelas das células eucarióticas
·    Retículo endoplasmático (RE): É composto de tubos, canais e bolsas interconectadas, se estendendo desde a membrana plasmática até a carioteca. Pode ser granuloso ou não granuloso de acordo, respectivamente, com a presença ou ausência de ribossomos aderidos à sua membrana.
·       Retículo endoplasmático granuloso (REG): com função de transporte e de armazenamento de substâncias, faz síntese de proteínas para exportação e tem aderido os ribossomos as suas camadas.
·  Retículo endoplasmático não granuloso ou liso (REL): com função de transportar substâncias no interior da célula, também faz armazenamento de substâncias e síntese de lipídios.
·       Complexo golgiense: é formado por um conjunto de bolsas achatadas, produz os lisossomos, da origem aos acrossomo.
·      Lisossomos: Os lisossomos são bolsas circundadas por típica membrana, capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. São originados no complexo Golgiense. Função: faz a digestão intracelular.
·   Peroxissomos: São pequenas vesículas semelhantes aos lisossomos, porém sua enzima principal é a peroxidase (catalase). Esta enzima degrada as moléculas de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que se formam como resultado do metabolismo (funcionamento) celular.
Converter água oxigenada em água e oxigênio (2H2O2 (catalase) 2H2O + O2).
·         Mitocôndrias: É uma organela presente em todos os seres eucariontes, com função de produzir energia para todas as atividades celulares por meio da respiração celular, processo que produz ATP, molécula que armazena energia.
·         Ribossomos: Os ribossomos estão relacionados com a síntese de proteínas e ocorrem em células eucarióticas e procarióticas.
·         Citoesqueleto: é uma rede de proteínas organizadas em microtúbulos, microfilamentos e filamentos. Funções: mantém a forma da célula, mantém a organização das organelas, sustentação as organelas.
·         Centríolos: São estruturas cilíndricas formadas por microtúbulos. Atuam na divisão celular e também participam da formação de cílios e flagelos.
·         Flagelos: longos e pouco numerosos, permitem a locomoção das células em meio líquido, como nos espermatozoides e nos protozoários.
·         Cílios: curtos e numerosos.
·         Cloroplastos: contém clorofila, um pigmento verde. Realizam a fotossíntese.
·         Vacúolos: Estão presentes nas células vegetais, onde ocupam grande parte do citoplasma. Participam da digestão intracelular e do equilíbrio osmótico da célula.

              Célula eucariótica animal                                           Célula eucariótica vegetal
                                          
                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário