sexta-feira, 26 de junho de 2015

NÚCLEO CELULAR E CROMOSSOMOS

                                                               
O núcleo é a estrutura celular presente nas células eucarióticas. Dentro dele está o material genético, responsável pelo controle das atividades da célula e pelas características hereditárias dos organismos.
O núcleo é composto por: cromatina, carioteca, nucléolo e nucleoplasma.
CROMATINA – é um conjunto formado por DNA e proteínas chamadas histonas; pode ser classificada em dois tipos:
  • Heterocromatina: regiões da cromatina que permanecem constantemente condensadas.
  • Eucromatina: é a maior parte da cromatina e constitui-se de regiões que se descondensam quando o material genético é expressado.

CARIOTECA – a carioteca é a que delimita o núcleo e separa o seu conteúdo do citosol. Ela é formada por duas membranas justapostas, com um espaço interno. A carioteca apresenta poros circundados por uma estrutura proteica que atua na seleção das substâncias que entram ou saem do núcleo.
NUCLÉOLO – o nucléolo é uma região intensamente corada, próxima à carioteca, constituída de RNA ribossômico e proteínas.
NUCLEOPLASMA – o nucleoplasma é o meio onde está mergulhado o conteúdo do núcleo: filamentos de cromatina, proteínas ribossômicas, moléculas de ATP, nucleotídios, íons, etc.

CROMOSSOMOS – durante a divisão celular, a cromatina encontra-se altamente condensada, constituindo os cromossomos. Nessa situação, o material genético está duplicado, portanto os cromossomos apresentam duas cromátides unidas pelo centrômero.
CROMOSSOMOS NA ESPÉCIE HUMANA – os gametas humanos (óvulos e espermatozoides) possuem 23 cromossomos diferentes entre si.
Na fecundação, os 23 cromossomos do espermatozoide se unem aos 23 cromossomos do óvulo, formando assim, a primeira célula de um novo individuo chamada célula-ovo ou zigoto com 23 pares de cromossomos, chamados cromossomos homólogos.
As células que apresentam dois conjuntos de cromossomos são chamadas de diploides ou células somáticas, e são representadas por (2n). As células que apresentam apenas um conjunto de cromossomos, como os gametas, são chamadas de células haploides, e representadas por (n).
CARIÓTIPO HUMANO – o conjunto de cromossomos de uma espécie chama-se cariótipo. O cariótipo humano é formado por 22 pares de cromossomos (chamados autossomos), que estão presentes nas células de mulheres e de homens, e um par de cromossomos sexuais.

Os cromossomos sexuais são de dois tipos: X e Y. O par XX determina o sexo feminino e o XY, o sexo masculino. Sendo assim, o óvulo feminino carrega somente cromossomo X, enquanto o homem carrega dois tipos de espermatozoide, um carregando o X, e outro carregando o Y.
Então temos: 44A + XX para mulher e, 44A + XY para homem; 
                      22A + X para gameta feminino e, 22A + X ou Y    para gameta masculino.
O cromossomo apresenta uma região de estrangulamento chamado centrômero. E de acordo com a posição do centrômero, os cromossomos podem ser classificados em:
Metacêntrico – centrômero no meio.
Submetacêntrico – centrômero um pouco afastado do meio.
Acrocêntrico – centrômero bem próximo a um dos polos.
Telocêntrico - centrômero exatamente em dos polos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário